Egressos da UFMA de Bacabal tomam posse na Academia Bacabalense de Letras
Estudantes egressos do Centro de Ciências de Bacabal (CCBa) foram empossados na Academia Bacabalense de Letras.
A Academia Bacabalense de Letras (ABL) realizou uma sessão pública no dia 12 de agosto de 2022 para empossar três novos membros, dentre eles, dois são alunos egressos da UFMA Campus Bacabal: Larissa Emanuele da Silva Rodrigues de Oliveira, egressa de Licenciatura em Letras e atualmente mestranda em Letras e Mateus Ribeiro Soares, egresso de Licenciatura em Sociologia.
O evento ocorreu no auditório do Fórum de Justiça de Bacabal, com a participação de expectadores e membros fundadores, respeitando-se os protocolos de saúde ainda vigentes para eventos presenciais relativos ao Covid-19. A cerimônia contou com declamação de poesias, discurso de posse e de boas-vindas aos novos membros.
Larissa Emanuele tomou posse como membra sucessora-efetiva de Iraide da Silva Martins, fundadora da cadeira 4, patroneada por Raimundo Queiroz. Mateus Ribeiro tomou posse como membro sucessor-efetivo de Raimundo Sergio de Oliveira, fundador da cadeira 16, patroneada por Frederico Leda.
“Ingressar na ABL simboliza um momento de consolidação da minha vida literária e acadêmica, que me ajudarão a difundir cada vez mais a literatura bacabalense como escritora e pesquisadora”, afirma Larissa. “E é graças à Universidade Federal do Maranhão, quando do período da graduação em Letras e atualmente como mestranda em Letras que adquiri os conhecimentos necessários para poder vivenciar este momento”, acrescenta ela.
Mateus Ribeiro destaca que “é de grande importância ingressar na Academia Bacabalense de Letras, casa literária que busca preservar a cultura e escrita de nossa amada cidade. É um passo importante na carreira de qualquer escritor, sobretudo oriundo de escola pública e universidade pública também. A minha formação é em Ciências Humanas/Sociologia, pela Universidade Federal do Maranhão, Campus III, em Bacabal – Ma. Curso este, que fiz com muito afinco e dedicação, que me ensinou para a vida e a viver em sociedade. Por isso, a UFMA foi uma instituição na qual contribuiu e muito para minha vida acadêmica e profissional e estará em meu coração por toda a existência, principalmente agora que sou imortal.”
Para a professora Dra. Lucélia de Sousa Almeida, diretora do Campus Bacabal, “é extremamente relevante o ingresso de nossos alunos ou egressos nesses espaços de reconhecimento cultural, para a Instituição e motivo de orgulho e satisfação.”