Institucional: Sobre a UFMA Campus Bacabal

Institucional: Histórico, Missão e Visão do Centro de Ciências de Bacabal (CCBa) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

AVISO: texto em revisão para correção e/ou atualização de informações.

Histórico

O Centro de Ciências de Bacabal (CCBa) foi criado pela resolução n° 8/81 – CONSUN (Conselho Universitário) e instituído pela Resolução nº 239 – CONSUN, em 8 de novembro de 2019 a Universidade Federal do Maranhão em Bacabal. São 41 anos de presença em Bacabal.

O Campus Bacabal – UFMA passou a atuar no ano de 2010, através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), e inicialmente contava com o Curso de Ciências Humanas e de Ciências Naturais, aprovados através da Resolução n° 133 – CONSUN de 24/05/2010, oferecendo 60 vagas cada curso, e tendo o ENEM como forma de ingresso.

Em 2013 houve a redenominação do Curso de Ciências Humanas para Curso de Ciências Humanas/Sociologia, conforme a Resolução nº 177 – CONSUN de 24/04/2013. Houve ainda a reestruturação pedagógica no Curso de Ciências Naturais, passando a se chamar Curso de Ciências Naturais/Física, conforme Resolução nº 1072 – CONSEP de 29/11/2013.

Em 2014 foi instaurado o Procampo, programa de alternância com tempo universidade e tempo comunidade, contando com os cursos de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências Agrárias e Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática. Posteriormente, com o sucesso do programa, este se tornou um curso regular da UFMA, intitulado Licenciatura em Educação do Campo – Ledoc, contemplando o público advindo de assentamentos agrícolas, com ingresso através de vestibular especial.

Em 2015 foi criado o Curso de Licenciatura em Letras, conforme a Resolução nº 189/2014, alterada pela Res. nº 205, de 24/10/2014. Em 2016 criou-se o Curso de Ciências Naturais/Biologia, conforme Resolução nº 255 – CONSUN de 19/02/2016. Em 2019 foi criado o Mestrado em Letras, conforme Resolução nº 1434 – CONSEPE de maio de 2016, oferecendo 20 vagas. Ainda em 2019, o Campus Bacabal transformou-se no Centro de Ciências, Educação e Linguagens – CCEL, através da Resolução nº 319- CONSUN de 08/11/2019.

Em 2020 foi criado a Pós Graduação Lato Sensu do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais / Biologia, através da Resolução nº 2.047-CONSEPE, de 19/06/2020.

Missão institucional da UFMA

A missão da Universidade Federal do Maranhão é gerar, ampliar, difundir e preservar ideias e conhecimentos nos diversos campos do saber, propor soluções visando ao desenvolvimento intelectual, humano e sócio-cultural, bem como à melhoria de qualidade de vida do ser humano em geral, e situar-se como centro dinâmico de desenvolvimento local, regional e nacional, atuando mediante processos integrados de ensino, pesquisa e extensão, no aproveitamento das potencialidades humanas e da região e na formação cidadã e profissional, baseada em princípios humanísticos, críticos, reflexivos, investigativos, éticos e socialmente responsáveis.

Missão institucional do CCBa

Conforme especifica na Resolução n° 239, de 8 de novembro de 2019:

  • I – Formar cidadãos e profissionais nas dimensões humanísticas, sociocultural e científica, por meio de processos integrados de ensino, pesquisa e extensão;
  • II – produzir, recriar, desenvolver e socializar conhecimentos científicos dos cursos de Licenciaturas em Educação do Campo; Ciências Naturais; Ciências Humanas e Letras, assim como de outros cursos regulares que poderão ser ofertados pela referida unidade acadêmica; bem como problematizar saberes culturais, utilizando-se de processos metodológicos que valorizem a relação teoria e prática, a atitude reflexiva e interdisciplinar, investigativa e ética, inserção no mundo do trabalho e a relação homem e meio ambiente; e
  • III – Intervir na solução de problemas relacionados ao desenvolvimento sustentável, educação ambiental e melhoria da qualidade de vida das pessoas a nível local, regional e nacional.

Visão

O CCBa coaduna com a visão institucional da UFMA: 

Produzir conhecimento e formar profissionais competentes na área de ciências humanas,
ciências sociais, tecnológicas e biológicas para a melhoria da qualidade de vida e para a
transformação social, tomando como estratégias de ação o ensino, a pesquisa, a extensão
e a inovação, por meio de uma gestão criativa, atuante, competente e íntegra.