Licenciatura em Letras

Página com as informações detalhadas sobre o curso de Licenciatura em Letras ofertado pela UFMA em Bacabal.

Coordenação: Wendel Silva Dos Santos. E-mail: wendel.silva@ufma.br

E-mail da coordenação: cclb.ccel@ufma.br

E-mail da secretaria: secretaria.cclb@ufma.br

Telefone:

Redes sociais:

Grade curricular:

Representante discente: João Victor Carvalho Brasil. E-mail:

Identificação

O curso de Letras Língua Português é uma Licenciatura presencial cujo objetivo é formar docentes para o Ensino Fundamental Maior e Ensino Médio na área de gramática, literatura e redação, com entrada anual de 50 alunos no turno da tarde. O período mínimo para conclusão do curso é de 8 semestres e o máximo de 12 semestres letivos. E a carga horária total do curso é de 3.415 horas contando com disciplinas do curso e estágio obrigatório.

Apresentação

O curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa em Bacabal tem sua origem no processo de reestruturação e expansão das Universidades Federais brasileiras (REUNI). O REUNI é um programa Instituído pelo Governo Federal através do decreto 6096/2007, que em conformidade com o seu artigo 1, estabelece o seguinte objetivo: criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais, respeitadas as características particulares de cada instituição e estimulada a diversidade do sistema de ensino superior.

A partir desse objetivo, o programa criou 6 dimensões básicas:

1) Redução das taxas de evasão, ocupação de vagas ociosas e aumento de vagas de ingresso, especialmente no período noturno;

2) Ampliação da mobilidade estudantil, com a implantação de regimes curriculares e sistemas de títulos que possibilitem a construção de itinerários formativos, mediante o aproveitamento de créditos e a circulação de estudantes entre instituições, cursos e programas de educação superior;

3)Revisão da estrutura acadêmica, com reorganização dos cursos de graduação e atualização de metodologias de ensino-aprendizagem, buscando a constante elevação da qualidade;

4) Diversificação das modalidades de graduação, preferencialmente não voltadas à profissionalização precoce e especializada;

5) Ampliação de políticas de inclusão e assistência estudantil; e 6) Articulação da graduação com a pós-graduação e da educação superior com a educação básica. Por ter origem nesse programa, o Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa buscou inovar metodologicamente em uma formação interdisciplinar.

O desafio posto à Universidade/Campus Bacabal e ao Curso de Letras (Licenciatura em  Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas) é, não só oferecer uma formação que  possibilite aos egressos efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos da educação  básica, mas também, com a implementação do projeto político-pedagógico, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino oferecido pela rede pública.

Fundamentos do projeto político-pedagógico

A Universidade Federal do Maranhão criou os Campus de Pinheiro, Grajaú, Imperatriz, São Bernardo, Codó e Bacabal, ampliando sua atuação na formação de professores por meio das Licenciaturas Interdisciplinares. O curso interdisciplinar em Letras Língua Portuguesa em Bacabal foi criado com o intuito de aumentar a formação de professores para atuação profissional nos anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano) e para ensino médio, na área do ensino de gramática, literatura e produção de textos, de acordo com a BNCC.

Perfil do Estudante

O perfil do estudante de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa pode ser diversificado em relação à orientação política, religiosa, cultural e sexual, bem como às diferenças relacionadas à classe social. Entretanto, algumas características são fundamentais para o bom desempenho no curso: o domínio da língua escrita, afinidade com a prática de leitura, o senso crítico, interesse pelo desenvolvimento de pesquisas e gosto pela docência.

O que se estuda em Letras Português

Estuda-se duas áreas principais: a Linguística – que por sua vez compreende o estudo de todos os aspectos da linguagem humana e conta com disciplinas como Fonética e Fonologia, Morfologia, Sintaxe, entre outras; e a Literatura – que diz respeito ao estudo de textos, obras literárias produzidas ao longo do tempo que são estudadas em disciplinas como Crítica Literária, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Teoria Literária etc. Além de disciplinas que envolvem a docência em si.

Se você tem afinidade com literatura ou com o estudo de gramática na escola, é provável que o nosso curso atenda às suas expectativas.

Docentes